Medicina Kitsch


Medicina Kitsch é a degradação e devolução das Artes Curativas em um ato performático de imitação desprovido de substância. Uma forma insidiosa de sinalização de virtude e marca pessoal, associando-se às formas populares e sancionadas de Kitsch derivadas da exploração da arte indígena, tradições mágicas e médicas não dominantes ou da diluição e monetização da espiritualidade exótica.

Kitsch é um termo originalmente usado no mundo da arte para descrever qualquer coisa que seja um substituto barato e sentimental para um objeto de verdadeiro valor. Foi originalmente aplicado às imitações baratas de grandes pinturas românticas, vendidas para a burguesia em ascensão no século XIX, mas hoje é aplicada a qualquer coisa brega e insípida. Medicina Kitsch, o simulacro vazio do ritual medicinal, tornou-se a prática performática padrão e método preferido para sinalização social dentro dos "círculos da medicina".

Exemplos de Kitsch na medicina incluem (mas não se limitam a) os trajes, regalias e "medicina bling" usados por "curandeiros" ou "xamãs" com compreensão superficial das culturas e tradições que exploram para influenciar, as penas, cristais ou ovos usados para realizar "limpeza de energia", o canto performático do mantra védico ou Icaros Shipibo, a queima de flora escassa e ameaçada como Palo Santo, Frankincense, Sândalo ou Sálvia Branca, o barulho de maracás e outros artefatos culturais pelo performático para transmitir experiência e autoridade espiritual.

Dentro dos limites de uma cultura de cura hiper-medicalizada baseada no consumismo, todas medicinas kitsch estão destinados a se tornar mercadoria no final da cerimônia, à medida que os clientes saem pela loja de presentes.

Medicina Kitsch é o resultado da priorização da vaidade e da curadoria da imagem sobre a qualidade e o triunfo da estética sobre a integridade.

"Não sei como me sinto em comprar uma peça de arte indígena. Embora eu entenda que eu poderia estar ajudando uma família em uma situação econômica precária que vão apreciar o meu dinheiro, há algo fundamentalmente perturbador e colonial sobre a maneira como transformamos ricas e complexas tradições magico-médicas, culturais e artísticas em produtos de consumo, transformando tudo em medicina kitsch.

Há maneiras menos performativas e egoístas de ajudar pessoas que lutam contra a pobreza estrutural das bruxas, epistemicídio, devastação ecológica ou deslocamento forçado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário