Plano de aula: o kitsch

Tema: O Kitsch

 

Área do conhecimento: Filosofia - Estética.

 

Duração: 3 horas-aula.

 

Público-alvo: alunos do ensino médio.

 

Objetivos: os alunos devem se tornar capazes de identificar as manifestações do kitsch em suas vidas, e pela observação delas, reconhecer as intenções veladas por detrás da estética kitsch.

 

Conteúdos: etimologia e surgimento do termo kitsch; características do kitsch; as manifestações do kitsch; possíveis novas manifestações do kitsch na contemporaneidade; o uso do kitsch pelos movimentos políticos totalitários; ontologia do kitsch.

 

Recursos didáticos: cartilha 'Sabe o que é KITSCH'?'; quadro branco ou negro, apagador, marcador ou giz; reprodutor de mídias (smartphone, projetor, televisão, notebook, computador, tablet).

 

Metodologia: as aulas serão ministradas em três momentos, cada um deles correspondente a uma hora-aula.

1° parte: como introdução ao tema, o professor deverá utilizar da cartilha 'Sabe o que é Kitsch?', disponível em: Você sabe o que é o kitsch? (inocenciafilosofica.blogspot.com). No material, em sequência, é informada a etimologia e as origens do termo, um breve resumo do que seria as características que definem o kitsch, e quais são os tipos de kitsch e suas manifestações. Todos esses elementos deverão ser apresentados e discutidos com os alunos. Na cartilha há vários exemplos gráficos do kitsch, mas caso o professor queira complementar com mais exemplos, é ainda de maior ganho.

2° parte: nesta segunda aula, o professor irá debater com os alunos como os movimentos políticos totalitários e a mídia se utilizam do kitsch para manipular o espectador, e de como o kitsch é parte essencial do nosso ser e algo inevitável em nossas vidas. Na cartilha, assim como nas referências encontra-se material para auxiliar nesta abordagem. Como a página está em constante aperfeiçoamento, os professores podem colaborar com novos materiais e relatos de experiência em sala. Próximo ao fim do tempo, o professor pedirá aos alunos para trazerem na próxima aula exemplos que encontrem em suas casas do que seria o kitsch; caso não seja algo possível de ser carregado, pode-se aceitar fotografias.

3° parte: por fim, nesta última aula, o professor irá avaliar se os alunos foram capazes de assimilar o conteúdo e tiraram dele proveito para suas vidas. Este processo será feito em dois momentos, o primeiro é a avaliação em conjunto com os outros estudantes se o exemplo trazido pelo colega se encaixa no conceito de kitsch, e se sim, por quais motivos se encaixa nele; para os alunos que trouxerem fotografias, recomenda-se algum recurso de projeção para que facilitar que todos vejam a imagem. A segunda forma de avaliação é pelo questionário que se encontra no verso da cartilha recomendada. Peça para que respondam, a cada item marcado, o que representa uma maior presença do kitsch na vida dele, e uma vez ele sendo capaz de perceber isso, significa que houve assimilação do tema.

 

Avaliação: formação formativa, com o intuito de analisar se o estudante desenvolveu a habilidade de relacionar o tema proposto com o uso em seu cotidiano. Métodos de avaliação descritos na terceira parte da metodologia.

 

Referências:

GUIMARAENS, D; CAVALCANTI, L. Arquitetura Kitsch: suburbana e rural. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Tradução de Teresa B. Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

MOLES, Abraham. O kitsch: a arte da felicidade. Tradução de Sérgio Micel. São Paulo: Perspectiva, 2012.

NAVES, Rodrigo. Prefácio. In: GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

SÊGA, C. M. P. O kitsch e suas dimensões. Taguatinga: Casa das Musas, 2008.


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